sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

CALENDÁRIO 2013



         

             Estamos iniciando um novo ano e com ele renova-se nossas energias, nossos projetos, nossos sonhos.......
          Na primeira semana de fevereiro todos os profissionais da creche junto com a direção reuniram-se em vários momentos para dialogarmos, refletirmos e escolhermos o Projeto Pedagógico Anual 2013.
          Temos o prazer de apresentá-lo para toda a nossa comunidade escolar!





Projeto Viajando  na fantasia dos Contos Infantis 

“Ah! Tu, livro despretensioso, que na sombra de uma prateleira, uma criança livremente descobriu, pelo qual se encontrou e, sem figuras sem extravagância, fê-la esquecer as horas, os companheiros, a merenda... tu, sim, és um livro infantil, e o teu prestígio será na verdade, imortal.” 
Cecília Meireles.

PÚBLICO ALVO: Alunos da Educação Infantil

APRESENTAÇÃO 
         Ao longo dos anos, muito vem se falando da importância da formação do leitor, mas pouco se tem feito no sentido de instrumentalizar pais e professores, no que diz respeito ao desenvolvimento do gosto pela leitura. Visto que o ato de ler não visa só à formação acadêmica da criança, mas a sua formação como cidadã, trabalhar com formação do leitor passa inevitavelmente pela leitura de livros, de imagens e do seu cotidiano com seu acervo cultural, que lhe dará visão de mundo.
        Desde pequena, a criança escuta histórias narradas por sua mãe, seu pai ou seus familiares mais próximos. Os contos de fadas, as fábulas, as histórias bíblicas, os poemas, as anedotas ou até as histórias inventadas pelos seus pais carregam o poder de encantar e deslumbrar a todos os que os ouvem.
        É ouvindo que podemos sentir emoções importantes na vida, como: tristeza, raiva, irritação, medo, alegria, segurança, insegurança, irritação, bem-estar, pavor, tranqüilidade, liberdade, entre muitas outras sensações. Daí a importância de se selecionar livros de literatura infantil que desenvolvam na criança o senso crítico, construindo-se um ser independente, com uma visão de mundo voltada à situação real. De acordo com COELHO, a literatura infantil é responsável pela “formação de uma nova mentalidade”.
         Toda criança que lê e tem acesso a livros tem maior facilidade em aprender e conhecer o mundo; a leitura facilita a compreensão dos conteúdos estabelecidos, traz benefícios para toda a comunidade escolar, pois quanto maior for o entendimento e conhecimento, mais poderá o professor avançar e aguçar a curiosidade dos alunos, para que busquem as suas respostas nos livros, utilizando-os como instrumentos de pesquisa.

JUSTIFICATIVA:

           Os contos estão envolvidos no maravilhoso mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta, para proporcionar emoções e vivências significativas. Neste gênero aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que todas as crianças se encantam. Por meio de linguagem simbólica dos contos, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem. Através da história a criança alimenta a sua fantasia e o imaginário, colocando-se no lugar da personagem. Podem acalmar em determinadas horas do dia, elas colocam a criança em contato com a realidade mágica, e, é através delas, que poderão crescer com maior autonomia e seguras de si, quando mais tarde, lhes couber o papel de interpretar o mundo adulto.       

           A leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo e treinada em várias formas. Lê-se para entender e conhecer, para sonhar, viajar na imaginação, por prazer ou curiosidade; Lê-se para questionar e resolver problemas. O indivíduo que lê participa de forma efetiva na construção e reconstrução da sociedade e de si mesmo, enquanto ser humano na sua totalidade. Na sociedade moderna grande parte das atividades intelectuais e profissionais gira em torno da língua escrita. Vê-se então que o Projeto Era uma vez... vem de encontro com o anseio dos alunos em obter o domínio da habilidade de leitura proficiente garantindo o exercício de cidadania, o acesso aos bens culturais e a inclusão social.
          A leitura possui um caráter formativo e instrumental, isto é, ela serve para nos aprimorarmos quanto pessoas e serve também para aprimorarmos o nosso desempenho em inúmeras atividades que realizamos em nossa vida social, acadêmica e profissional. Através da leitura testamos os nossos valores e experiências com as dos outros. Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental no desenvolvimento do ser humano, e que a escola possui um papel importante no desenvolvimento do hábito da leitura, julgou-se relevante o desenvolvimento do presente projeto: " Viajando na fantasia dos Contos Infantis".
 

PROBLEMATIZAÇÃO/ATIVIDADE DISPARADORA:

  


Filme “Chapeuzinho Vermelho” e "Deu a louca na Chapeuzinho Vermelho".
Discussão sobre os fatos e personagens presentes no filme, para levantamento dos conhecimentos prévios sobre o Conto e fazer a comparação entre um filme e o outro.

PROBLEMA:

Você já desobedeceu a sua mãe ou qualquer outro membro de sua família?

CONTEÚDOS:
- Produção e expressão oral.
- Relato pessoal.
- Conversas formais e informais.
- Nome próprio.
- Contos.
- Estratégias de leitura.
- Apropriação da base alfabética.
- Leitura compartilhada de textos narrativos e informativos.
- Escrita convencional e não convencional.
- Cada criança tem sua história – eu e minha família.
- Elementos naturais e culturais do espaço de vivência.
- Registro de quantidades, situações-problemas envolvendo adição e subtração, gráficos e tabelas simples.
- Comparação de características e comportamentos entre os seres humanos envolvendo condições do ambiente.
  



OBJETIVOS:
  • Recuperar as histórias da primeira infância;  
  • Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa;
  •  Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa;  
  • Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professores e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar;
  •  Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação; 
  •  Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas, anúncios,);
  •  Explorar a linguagem oral e escrita.

 MATERIAL:
  • CD da história Chapeuzinho Vermelho;
  • Vídeo: Deu a Louca na Chapeuzinho; 
  • Televisão e DVD; 
  • Diversos (sulfite, lápis de cor, giz de cera, cartolina,...).

DESENVOLVIMENTO: 
 
1) Apresentação do livro: capa, material, título, editora, ilustrações.
2) Ler a história toda e mostrar as figuras;
3) Ouvir o CD;
4) Interpretação oral: os alunos contam a história, identifica os personagens, o tempo, o espaço que acontece a história (Onde? Quando?);
5)Contar diferentes obras de diversos autores fazendo a comparação.
6) Assistir o filme - Deu a Louca na Chapeuzinho fazer a comparação com a história;
7) Dramatização e teatro com dedoches.
8) Atividades orais e/ou escritas tais como: 
Escrita de palavras com letras móvel
Caça-personagens
Cruzadinha
Receita
Seqüência com tarjas (música)
Reescrita coletiva do texto
9) Confecção de um livrinho pelas crianças. 
 
METAS:
-
Incorporar as novas tecnologias não apenas para expandir o acesso à informação atualizada, mas principalmente para promover uma nova cultura do aprendizado por meio da criação de ambientes que privilegiem a construção do conhecimento e a comunicação;
- Considerar as expectativas, potencialidades e necessidades dos alunos;
- Desenvolver noções de valores e incentivar a leitura.

AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados diáriamente no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades escritas e orais.








Nenhum comentário:

Postar um comentário