Estamos iniciando um novo ano e com ele renova-se nossas
energias, nossos projetos, nossos sonhos.......
Na
primeira semana de fevereiro todos os profissionais da creche junto com a
direção reuniram-se em vários momentos para dialogarmos, refletirmos e
escolhermos o Projeto Pedagógico Anual 2013.
Temos o
prazer de apresentá-lo para toda a nossa comunidade escolar!
Projeto Viajando na fantasia dos Contos
Infantis
“Ah! Tu, livro
despretensioso, que na sombra de uma prateleira, uma criança livremente
descobriu, pelo qual se encontrou e, sem figuras sem extravagância, fê-la
esquecer as horas, os companheiros, a merenda... tu, sim, és um livro infantil,
e o teu prestígio será na verdade, imortal.”
Cecília Meireles.
PÚBLICO
ALVO: Alunos da Educação Infantil
APRESENTAÇÃO
APRESENTAÇÃO
Ao longo dos
anos, muito vem se falando da importância da formação do leitor, mas pouco se
tem feito no sentido de instrumentalizar pais e professores, no que diz
respeito ao desenvolvimento do gosto pela leitura. Visto que o ato de ler não
visa só à formação acadêmica da criança, mas a sua formação como cidadã,
trabalhar com formação do leitor passa inevitavelmente pela leitura de livros,
de imagens e do seu cotidiano com seu acervo cultural, que lhe dará visão de
mundo.
Desde pequena, a
criança escuta histórias narradas por sua mãe, seu pai ou seus familiares mais
próximos. Os contos de fadas, as fábulas, as histórias bíblicas, os poemas, as
anedotas ou até as histórias inventadas pelos seus pais carregam o poder de
encantar e deslumbrar a todos os que os ouvem.
É ouvindo que podemos
sentir emoções importantes na vida, como: tristeza, raiva, irritação, medo,
alegria, segurança, insegurança, irritação, bem-estar, pavor, tranqüilidade,
liberdade, entre muitas outras sensações. Daí a importância de se selecionar
livros de literatura infantil que desenvolvam na criança o senso crítico,
construindo-se um ser independente, com uma visão de mundo voltada à situação
real. De acordo com COELHO, a literatura infantil é responsável pela “formação
de uma nova mentalidade”.
Toda criança
que lê e tem acesso a livros tem maior facilidade em aprender e conhecer o
mundo; a leitura facilita a compreensão dos conteúdos estabelecidos, traz
benefícios para toda a comunidade escolar, pois quanto maior for o entendimento
e conhecimento, mais poderá o professor avançar e aguçar a curiosidade dos
alunos, para que busquem as suas respostas nos livros, utilizando-os como
instrumentos de pesquisa.
JUSTIFICATIVA:
Os contos estão envolvidos no maravilhoso mundo das crianças e partem
de uma situação real e concreta, para proporcionar emoções e vivências
significativas. Neste gênero aparecem seres encantados e elementos mágicos
pertencentes a um mundo imaginário que todas as crianças se encantam. Por meio
de linguagem simbólica dos contos, a criança vem a construir uma ponte de
significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores,
refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade,
sua expressão e linguagem. Através da história a criança alimenta a sua
fantasia e o imaginário, colocando-se no lugar da personagem. Podem acalmar em
determinadas horas do dia, elas colocam a criança em contato com a realidade
mágica, e, é através delas, que poderão crescer com maior autonomia e seguras de
si, quando mais tarde, lhes couber o papel de interpretar o mundo adulto.
PROBLEMATIZAÇÃO/ATIVIDADE DISPARADORA:
PROBLEMA:
Você já desobedeceu a sua mãe ou qualquer outro membro de sua família?
CONTEÚDOS:
- Produção e expressão oral.
- Relato pessoal.
- Conversas formais e informais.
- Nome próprio.
- Contos.
- Estratégias de leitura.
- Apropriação da base alfabética.
- Leitura compartilhada de textos narrativos e informativos.
- Escrita convencional e não convencional.
- Cada criança tem sua história – eu e minha família.
- Elementos naturais e culturais do espaço de vivência.
- Registro de quantidades, situações-problemas envolvendo adição e subtração, gráficos e tabelas simples.
- Comparação de características e comportamentos entre os seres humanos envolvendo condições do ambiente.
AVALIAÇÃO:
A leitura é uma atividade
permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo e
treinada em várias formas. Lê-se para entender e conhecer, para sonhar, viajar
na imaginação, por prazer ou curiosidade; Lê-se para questionar e resolver problemas.
O indivíduo que lê participa de forma efetiva na construção e reconstrução da
sociedade e de si mesmo, enquanto ser humano na sua totalidade. Na sociedade
moderna grande parte das atividades intelectuais e profissionais gira em torno
da língua escrita. Vê-se então que o Projeto Era uma vez... vem de encontro com
o anseio dos alunos em obter o domínio da habilidade de leitura proficiente
garantindo o exercício de cidadania, o acesso aos bens culturais e a inclusão
social.
A leitura possui um caráter formativo e instrumental, isto é, ela serve para nos aprimorarmos quanto pessoas e serve também para aprimorarmos o nosso desempenho em inúmeras atividades que realizamos em nossa vida social, acadêmica e profissional. Através da leitura testamos os nossos valores e experiências com as dos outros. Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental no desenvolvimento do ser humano, e que a escola possui um papel importante no desenvolvimento do hábito da leitura, julgou-se relevante o desenvolvimento do presente projeto: " Viajando na fantasia dos Contos Infantis".
A leitura possui um caráter formativo e instrumental, isto é, ela serve para nos aprimorarmos quanto pessoas e serve também para aprimorarmos o nosso desempenho em inúmeras atividades que realizamos em nossa vida social, acadêmica e profissional. Através da leitura testamos os nossos valores e experiências com as dos outros. Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental no desenvolvimento do ser humano, e que a escola possui um papel importante no desenvolvimento do hábito da leitura, julgou-se relevante o desenvolvimento do presente projeto: " Viajando na fantasia dos Contos Infantis".
PROBLEMATIZAÇÃO/ATIVIDADE DISPARADORA:
Filme
“Chapeuzinho Vermelho” e "Deu a louca na Chapeuzinho Vermelho".
Discussão
sobre os fatos e personagens presentes no filme, para levantamento dos
conhecimentos prévios sobre o Conto e fazer a comparação entre um filme e o
outro.
Você já desobedeceu a sua mãe ou qualquer outro membro de sua família?
CONTEÚDOS:
- Produção e expressão oral.
- Relato pessoal.
- Conversas formais e informais.
- Nome próprio.
- Contos.
- Estratégias de leitura.
- Apropriação da base alfabética.
- Leitura compartilhada de textos narrativos e informativos.
- Escrita convencional e não convencional.
- Cada criança tem sua história – eu e minha família.
- Elementos naturais e culturais do espaço de vivência.
- Registro de quantidades, situações-problemas envolvendo adição e subtração, gráficos e tabelas simples.
- Comparação de características e comportamentos entre os seres humanos envolvendo condições do ambiente.
OBJETIVOS:
- Recuperar as histórias da primeira infância;
- Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa;
- Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa;
- Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professores e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar;
- Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação;
- Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas, anúncios,);
- Explorar a linguagem oral e escrita.
MATERIAL:
- CD da história Chapeuzinho Vermelho;
- Vídeo: Deu a Louca na Chapeuzinho;
- Televisão e DVD;
- Diversos (sulfite, lápis de cor, giz de cera, cartolina,...).
DESENVOLVIMENTO:
1) Apresentação do
livro: capa, material, título, editora, ilustrações.
2) Ler a história toda e mostrar
as figuras;
3) Ouvir o CD;
4) Interpretação oral: os alunos
contam a história, identifica os personagens, o tempo, o espaço que acontece a
história (Onde? Quando?);
5)Contar diferentes obras de
diversos autores fazendo a comparação.
6) Assistir o filme - Deu a Louca
na Chapeuzinho fazer a comparação com a história;
7) Dramatização e teatro com
dedoches.
8) Atividades orais
e/ou escritas tais como:
Escrita de palavras com letras
móvel
Caça-personagens
Cruzadinha
Receita
Seqüência com tarjas (música)
Reescrita coletiva do texto
9) Confecção de um livrinho pelas
crianças.
METAS:
- Incorporar as novas tecnologias não apenas para expandir o acesso à informação atualizada, mas principalmente para promover uma nova cultura do aprendizado por meio da criação de ambientes que privilegiem a construção do conhecimento e a comunicação;
- Incorporar as novas tecnologias não apenas para expandir o acesso à informação atualizada, mas principalmente para promover uma nova cultura do aprendizado por meio da criação de ambientes que privilegiem a construção do conhecimento e a comunicação;
- Considerar as expectativas, potencialidades e necessidades dos
alunos;
- Desenvolver noções de valores e incentivar a leitura.
Os alunos serão
avaliados diáriamente no desempenho das habilidades e competências utilizadas
nas atividades escritas e orais.
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