Existem muitas formas de conceber e trabalhar com a matemática na 
Educação Infantil. A matemática está presente na arte, na música, em 
histórias, na forma como organizamos o pensamento, nas brincadeiras e 
jogos infantis. Uma criança aprende muito de matemática, sem que o 
adulto precise ensiná-la. Descobrem coisas iguais e diferentes, 
organizam, classificam e criam conjuntos, estabelecem relações, observam
 os tamanhos das coisas, brincam com as formas, ocupam um espaço e 
assim, vivem e descobrem a matemática. Contudo, é importante pensarmos 
que tipo de materiais podemos disponibilizar para as crianças a fim de 
possibilitar-lhes tais descobertas. 
Quanto ao trabalho com os números, é importante compreendermos que estes
 são símbolos que representam graficamente uma quantidade de coisas que 
poderiam ser representadas de outra forma. Assim, antes de descobrir os 
números, é importante ajudarmos as crianças.
O importante é que o professor perceba que pode trabalhar a matemática 
na Educação Infantil sem se preocupar tanto com a representação dos 
números ou com o registro no papel, pode colocar em contato com a 
matemática crianças de todas as idades, desde bebês. Podemos pensar a 
matemática a partir de uma proposta não-escolarizante, que permita à 
criança criar, explorar e inventar seu próprio modo de expressão e de 
relação com o mundo. Tudo o que temos que fazer é criar condições para 
que a matemática seja descoberta, oferecer estímulo e estar atentos às 
descobertas das crianças.  
FONTE:
Gabriela Guarnieri de Campos Tebet é Professora de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de São Carlos; Pedagoga e Mestre em Educação pela UFScar. É co-autora do livro Trabalhando a diferença na educação infantil , Editora Moderna.
Gabriela Guarnieri de Campos Tebet é Professora de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de São Carlos; Pedagoga e Mestre em Educação pela UFScar. É co-autora do livro Trabalhando a diferença na educação infantil , Editora Moderna.
EI - 31 
| Professora Daianne apresentando as Formas Geométricas | 
| As crianças integrando o conhecimento - Formas e Quantidades | 
| Professora Daianne mediando a atividade | 
| Trabalho finalizado | 
O trabalho de Matemática na Educação Infantil deve, dessa forma, 
garantir que as crianças façam mais do que recitar números e decorar os 
nomes de figuras geométricas. É preciso que possam, partindo dos 
conhecimentos prévios de cada uma, avançar em seus conhecimentos 
mediante situações significativas de aprendizagem. Várias são as 
possibilidades para que isso ocorra: as situações de jogos; as 
resoluções de problemas; as atividades lógicas etc. O que vai garantir 
um aprendizado efetivo é que a criança possa ser o protagonista desse 
processo, ou seja, um ser ativo que busca respostas a questões 
verdadeiras e instigantes.
Nada melhor para as crianças aprenderem do que uma brincadeira gostosa! Concordam? 
 
AMARELINHA GEOMÉTRICA
(Por ser um  jogo de regras, incentivam a aprendizagem social - ao pularem
 amarelinha, as crianças aprendem a competir, a colaborar e a combinar o
 que pode e o que não pode naquele momento). 
 
ResponderExcluirMais uma vez seu blog me ajudou bastante, sou sua fã numero 1
Veja também:
NÚMEROS E ATIVIDADES EM PORTUGUÊS
Número 0 à 10 para colorir
Número 0 à 10 para colorir turma da mônica
Atividades numerais alfabetização
Atividades numerais ligue os pontos
NÚMEROS E ATIVIDADES EM INGLÊS
Aprenda numerais em inglês
Números em inglês exercícios