Existem muitas formas de conceber e trabalhar com a matemática na
Educação Infantil. A matemática está presente na arte, na música, em
histórias, na forma como organizamos o pensamento, nas brincadeiras e
jogos infantis. Uma criança aprende muito de matemática, sem que o
adulto precise ensiná-la. Descobrem coisas iguais e diferentes,
organizam, classificam e criam conjuntos, estabelecem relações, observam
os tamanhos das coisas, brincam com as formas, ocupam um espaço e
assim, vivem e descobrem a matemática. Contudo, é importante pensarmos
que tipo de materiais podemos disponibilizar para as crianças a fim de
possibilitar-lhes tais descobertas.
Quanto ao trabalho com os números, é importante compreendermos que estes
são símbolos que representam graficamente uma quantidade de coisas que
poderiam ser representadas de outra forma. Assim, antes de descobrir os
números, é importante ajudarmos as crianças.
O importante é que o professor perceba que pode trabalhar a matemática
na Educação Infantil sem se preocupar tanto com a representação dos
números ou com o registro no papel, pode colocar em contato com a
matemática crianças de todas as idades, desde bebês. Podemos pensar a
matemática a partir de uma proposta não-escolarizante, que permita à
criança criar, explorar e inventar seu próprio modo de expressão e de
relação com o mundo. Tudo o que temos que fazer é criar condições para
que a matemática seja descoberta, oferecer estímulo e estar atentos às
descobertas das crianças.
FONTE:
Gabriela Guarnieri de Campos Tebet é Professora de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de São Carlos; Pedagoga e Mestre em Educação pela UFScar. É co-autora do livro Trabalhando a diferença na educação infantil , Editora Moderna.
Gabriela Guarnieri de Campos Tebet é Professora de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de São Carlos; Pedagoga e Mestre em Educação pela UFScar. É co-autora do livro Trabalhando a diferença na educação infantil , Editora Moderna.
EI - 31
Professora Daianne apresentando as Formas Geométricas |
As crianças integrando o conhecimento - Formas e Quantidades |
Professora Daianne mediando a atividade |
Trabalho finalizado |
O trabalho de Matemática na Educação Infantil deve, dessa forma,
garantir que as crianças façam mais do que recitar números e decorar os
nomes de figuras geométricas. É preciso que possam, partindo dos
conhecimentos prévios de cada uma, avançar em seus conhecimentos
mediante situações significativas de aprendizagem. Várias são as
possibilidades para que isso ocorra: as situações de jogos; as
resoluções de problemas; as atividades lógicas etc. O que vai garantir
um aprendizado efetivo é que a criança possa ser o protagonista desse
processo, ou seja, um ser ativo que busca respostas a questões
verdadeiras e instigantes.
Nada melhor para as crianças aprenderem do que uma brincadeira gostosa! Concordam?
AMARELINHA GEOMÉTRICA
(Por ser um jogo de regras, incentivam a aprendizagem social - ao pularem
amarelinha, as crianças aprendem a competir, a colaborar e a combinar o
que pode e o que não pode naquele momento).
ResponderExcluirMais uma vez seu blog me ajudou bastante, sou sua fã numero 1
Veja também:
NÚMEROS E ATIVIDADES EM PORTUGUÊS
Número 0 à 10 para colorir
Número 0 à 10 para colorir turma da mônica
Atividades numerais alfabetização
Atividades numerais ligue os pontos
NÚMEROS E ATIVIDADES EM INGLÊS
Aprenda numerais em inglês
Números em inglês exercícios