domingo, 2 de junho de 2013

PROJETO NO MUNDO DA BRANCA DE NEVE - "VIAJANDO ... EU VOU, EU VOU ..."








Histórias não são feitas apenas de palavras: têm peso, cor, sabor, têm detalhes que não cabem nos limites do texto, mas são tão importantes quanto as narrativas que vêm se repetindo há séculos..
Histórias são pontes; são laços entre o narrador e o ouvinte, entre o real e o imaginário, entre o passado, o presente e o futuro; são elos que se constroem e reconstroem entre seres humanos, em um processo sem fim.................
Partir desse princípio não é apenas uma forma poética de realçar a importância das narrativas fantásticas, das fábulas e de todas as histórias que povoam o universo infantil. No projeto “Viajando ... Eu vou, eu vou ....”, que começa agora, queremos recuperar um olhar que se perdeu ao longo do tempo...


I.      Identificação do Projeto


Tema: Branca de Neve                                  Eixo de Trabalho: Amizade


Período: Maio, junho e julho/2013                Público Alvo: Alunos da EI



II.      Justificativa:





Os contos infantis são importantes na vida das crianças, pois despertam a curiosidade e o interesse pela leitura e desenvolvem a criatividade.



III.      Objetivos Gerais:





       · Identificar os valores contidos na história;
· Participar de situações onde seja necessário o uso da escrita tendo o professor como escriba;
· Ler e escrever nomes e características dos personagens do conto;
· Desenvolver o gosto pela leitura e cuidado pelo livro.



IV. Objetivos Específicos





· Despertar os valores contidos na história;
· Apreciar o conto de fada envolvendo-se com a narrativa e vivenciando a história;
· Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento;
· Valorizar a imaginação, a fantasia e a liberdade de expressão.


V.      Conteúdos


· Conhecimento do conto de fada;
· Participação nas situações em que os adultos lêem e as crianças escutam;
· Escrita e leitura de nomes dos personagens e de suas características.
· Dizer os valores contidos na história;
· Reprodução oral de histórias;
· Rescrita do texto tendo o professor como escriba e desenho dos personagens;
· Dramatização das histórias ouvidas;
· Escuta atenta de histórias;
· Apreciar o filme “Branca de Neve”


VI.      Materiais necessários


· Livro da Branca de Neve;
· Filme;
·Fantasias dos personagens.



VII.     Etapas prováveis




     1ª etapa:
· Apresentar o conto da Branca de Neve, lendo o livro;
· Conversar sobre as características e valores apresentados no texto, destacando as características presentes na história e nos personagens;
 
     2ª etapa:
· Listar os personagens, descrevendo suas características e aproximando os valores estabelecidos nas narrativas.
· Recontar coletivamente o conto, auxiliando o aluno nas narrativas.

· Reescrever coletivamente o conto no blocão, tendo o professor como escriba.
· Ensaiar com os alunos a peça a ser dramatizada.
· Dramatizar o conto, sendo o professor somente o narrador.

      3ª etapa:
· Assistir o filme da Branca de Neve.
· Apreciação dos desenhos dos colegas


VIII.     Avaliação





Durante o trabalho verificar a participação e o interesse da turma, principalmente na dramatização e no desenho.



IX.               Culminância





Data: 06/07/2013 – FESTA JUNINA DA BRANCA DE NEVE



VIII. Bibliografia





CAMPOS, M. M. & ROSEMBERG, F. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. In: MEC/SEF/DPE/COEDI, Brasília-DF, 1995b.


BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação


Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: introdução, v.1, Brasília: MEC, SEF, 1998.





BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacional para a Educação Infantil, Brasília: MEC, SEB,2010.


DISNEY. Branca de Neve e os Sete anões, São Paulo: Babel, 2011.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário